DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES


Reflexão 3

05/06/2010 14:20

Um estudo publicado no Public Personnel Management Journal concluiu que os executivos que participaram de treinamentos gerenciais aumentaram em 22,4% sua produtividade. E aqueles que se submeteram a um processo de Coaching, após esse mesmo treinamento, aumentaram sua produtividade em 88%.

 

E por que o treinamento gerencial aliado ao processo de coaching traz um resultado tão mais significativo?

 

Porque muitas vezes, durante os treinamentos, os participantes vêem conceitos, ferramentas e técnicas que lhe serão muito úteis, mas não conseguem colocá-las todas em prática. E, se não colocamos em prática, nós de fato não aprendemos.

 

Há pessoas que participam de treinamentos e ficam o tempo todo pensando que o seu chefe, seu companheiro, seu colega de trabalho, sua equipe deveria estar ali, porque consideram que todos os problemas que ocorrem em suas vidas ou trabalhos são causados por outros. 

 

Alguns treinamentos, por utilizarem técnicas de coaching, por terem certo grau de personalização, por incentivarem a prática e acompanhamento dos conteúdos possibilitam maior aprendizado aos participantes e representam uma equação custo / benefício bem mais vantajosa para os treinandos e para as empresas.

 

Como diz Leonardo Wolk, autor do livro “Coaching – a arte de soprar brasas” “coaching é um processo de aprendizagem, transformacional, de assumir responsabilidade incondicional por nossas escolhas”. Os resultados podem até ser condicionais, pois não temos controle por todas as variáveis externas. Mas, ao assumirmos de fato a responsabilidades por nossas escolhas, as chances dos resultados serem melhores aumentam consideravelmente.

 

Abandonamos respostas tranqüilizadoras para nossos resultados insatisfatórios e buscamos respostas que abram possibilidade de ação.

 

Se digo, por exemplo, “não consigo chegar no horário, porque o trânsito está ruim” estou dando uma resposta tranqüilizadora que busca um culpado externo para o fato de que não cheguei no horário e não abro possibilidades de ação, porque eu realmente não tenho controle do trânsito.

 

Se digo “não cheguei no horário, porque eu não pensei que o trânsito estivesse tão ruim” vejo que tenho possibilidade de chegar no horário da próxima vez se considerar que o trânsito pode estar ruim.

 

O processo de coaching é transformacional porque, ao ampliar a visão do coachee do contexto em que está inserido e trabalhar com valores, crenças e modelos mentais, possibilita desenvolvimento consistente e duradouro do mesmo.

—————

Voltar