DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES


Reflexão 1

23/10/2009 12:23

A história do funcionário que reclama com o patrão que seu salário está mais baixo que o de um outro, que tem muito menos tempo de empresa que ele, é bem conhecida.

O patrão finge ignorar a queixa e pede ao funcionário para comprar abacaxi para a sobremesa do almoço. Ele vai e faz somente aquilo que lhe é pedido, sem nem mesmo pegar informações básicas.

Depois o patrão pede para o funcionário novo fazer a mesma coisa, na frente do funcionário com mais tempo de casa. Este vai e traz uma série de alternativas de frutas, preços, fornecimento.

 Não sabemos o que acontece com o reclamante após ver que o outro realmente merece ganhar mais do que ele, como também não sabemos o que acontece com os leitores que se identificam com este funcionário.

 Alguns se identificam por saberem que estão “entregando” muito menos do que são capazes e por isso estão também recebendo muito menos do que poderiam. A questão é como agir diante desta descoberta:

  • Martirizar-se, culpar-se, sentir-se o pior dos mortais ao perceber isso;
  • Ou questionar-se sobre o que pode fazer para mudar essa situação.

Infelizmente vejo que, nestes momentos de autodescoberta, a primeira alternativa é muito mais frequente que a segunda. Isso ocorre porque fomos criados em uma cultura de buscar culpados para as coisas, mesmo que sejamos nós mesmos, e não de buscar soluções.

Para mudar nossos hábitos e passar a buscar soluções, devemos fazer o que o primeiro funcionário não fez diante do pedido do patrão: precisamos saber formular perguntas.

 Quantas vezes “erramos” com as melhores boas intenções, porque somos “obedientes”, porque não questionamos o porquê ou para quê de algo que nós é solicitado? Quantas vezes agimos de forma automática?  

 O automatismo não é de todo ruim, porque nos poupa tempo em diversos momentos. O que precisamos fazer é identificar quando ele não está sendo benéfico. Nestes momentos então, devemos mudar a nossa postura: parar, fazer perguntas que nos façam buscar soluções ao invés de culpados e agir de forma diferente de antes.

 Que você consiga encontrar soluções!

 

—————

Voltar