Coaching e Desenvolvimento de Pessoal


Coaching

No processo de coaching, a primeira coisa que se faz é identificar as metas estratégicas do cliente e daí então a competência (ou habilidade) que precisa desenvolver para conseguir atingir aquela meta. Por exemplo, a pessoa acabou de ser promovida a gerente de uma determinada área e tem como meta estratégica atingir resultados pré acordados com a diretoria. Sabe, no entanto, que se não trabalhar sua liderança, dificilmente atingirá estes resultados. O que ela pode fazer:

1 – procurar um programa de treinamento em liderança que lhe dê ferramentas e instrumentos para desenvolver-se como líder (normalmente os programas de treinamento são pré formatados com base em necessidades gerais de líderes);

2 – procurar um coach para desenvolver uma competência específica de liderança em que é falha.

Algumas vezes as pessoas fazem as duas coisas. A pessoa primeiro faz o treinamento para adquirir habilidades gerais de liderança e depois aprofunda em alguma habilidade que acredita deve desenvolver ainda mais.

O que é Coaching?

Coaching é uma parceria com os clientes em um processo que estimula o pensamento e a criatividade dos mesmos e os inspira a atingir resultados profissionais e pessoais. O coaching ajuda a pessoa a melhorar sua performance e aumentar sua qualidade vida.

No coaching o cliente é o especialista. É ele que, criativamente e através de recursos próprios, oferece as respostas a seus problemas ou objetivos. A resposta está sempre com ele, mas cabe ao Coach instigá-lo a encontrá-la e desenvolvê-la.